Home » General » Veja como criar um jogo Online

Veja como criar um jogo Online

Já jogou um jogo online e pensou? Gostaria de poder fazer um desses, tenho ótimas idéias? No passado, era necessário ter aprendido a codificar no ActionScript, a linguagem que alimenta o Flash. Graças a alguns programas de criação de jogos, no entanto, a experiência em codificação é um requisito do passado. Você pode criar jogos profundos e divertidos manipulando objetos e lógica, sem nunca tocar em uma linha de código.

Escreva uma descrição básica. Inclua recursos e o que você deseja que o jogador realize. É bom ter uma descrição básica do que você quer fazer com o seu jogo, para que você possa se referir a ele enquanto trabalha nele. Consulte este guia para obter mais detalhes sobre como escrever um documento de design de jogo.

Desenhe um layout básico de como você deseja que as telas sejam. Eles não precisam ser muito detalhados, mas você deve ter pelo menos uma ideia sobre onde os vários elementos serão colocados na tela. Isso será incrivelmente útil mais tarde, quando você começar a criar a interface para o seu jogo.

Veja como dominar o ActinoScript e Flash

Tradicionalmente, você precisaria aprender a codificar no ActionScript para criar jogos em Flash. Embora você ainda possa fazer isso, existem programas disponíveis que podem facilitar muito a criação de jogos, sem exigir experiência em codificação. Algumas das opções mais populares para criar jogos incluem.

Esta é uma ferramenta mais recente que permite criar jogos usando objetos e scripts lógicos. Esses jogos podem ser convertidos em projetos em Flash e enviados para qualquer site que suporte jogos em Flash.

À medida que o Flash cresce, ele passa a ser substituído por outros meios de criação de jogos. Uma das maneiras mais recentes de criar um jogo online é usar o HTML5. Normalmente, isso requer muito conhecimento de codificação, mas o Construct 2 permite criar jogos usando objetos e scripts, assim como o Stencyl.

Este é o método tradicional para criar jogos em Flash. Isso requer uma quantidade razoável de conhecimento do ActionScript, mas é uma das linguagens mais fáceis de aprender. O Flash Builder custa dinheiro, mas você pode usar o programa FlashDevelop de código aberto para obter a maioria das mesmas funcionalidades.

Stencyl é um programa de criação de jogos que não requer nenhum conhecimento de codificação. Em vez disso, você pode usar uma variedade de ferramentas lógicas para manipular objetos no jogo.

Como finalizar a criação do jogo?

Ao iniciar o Stencyl, você verá uma lista dos seus jogos. Existem vários jogos de exemplo na lista que você pode ver para ver como eles funcionam. Para começar a trabalhar no seu próprio jogo, clique na caixa com a linha pontilhada.

Existem vários kits que contêm ativos e objetos pré-fabricados que podem ajudá-lo a colocar seu jogo em funcionamento rapidamente. Selecione um kit, se desejar, ou selecione “Jogo em branco” se você planeja criar o seu próprio.

Quando você carrega seu novo jogo pela primeira vez, você será levado ao Painel. É aqui que você pode ver todas as cenas do seu jogo e acessar todos os recursos. Você também pode alterar as configurações do jogo a partir daqui. Você passará a maior parte do tempo trabalhando no Painel.

A cena é o que o jogador vê ao jogar o jogo. É o plano de fundo, assim como quaisquer objetos e atores visíveis. Para criar uma nova cena, clique na opção Cenas na árvore Recursos e clique na caixa tracejada. Dê um nome à sua nova cena para continuar.

Depois de ler o nosso artigo falando sobre os jogos online, não esqueça de deixar o seu comentário falando o que achou do nosso conteúdo inscrito! Boa Sorte!